Trabalhadores em transporte rodoviário e urbano buscam retorno da aposentadoria especial e adicional de insalubridade para categoria

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, Isao Hosogi (Jorginho) vem coordenando desde 2010 a batalha pelo retorno da aposentadoria especial aos 25 anos e adicional de insalubridade para categoria.

Para alcançar este objetivo, o presidente do sindicato, juntamente com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Omar José Gomes, o diretor para assuntos trabalhistas, Luís Antônio Festino, o coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, Juscelino de Medeiros entre outros, se reuniram nesta terça-feira (20/8) com o senador Paulo Paim para tratar das atividades e operações insalubres como a Vibração de Corpo Inteiro, além das condições sanitárias e conforto nos locais de trabalho para motoristas e cobradores.

“Tendo o suporte do Departamento Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de SP, estamos realizando uma série de perícias em ônibus, mostrando resultados sobre a exposição que diariamente companheiros vem sofrendo com índices elevados de Vibração de Corpo Inteiro ou VCI. Atualmente inúmeros trabalhadores são afastados com problemas na coluna lombar por conta da VCI”, detalha Juscelino de Medeiros.

Com 80 anos de existência lutando pelos interesses dos motoristas cobradores e trabalhadores do setor de manutenção nas empresas de ônibus urbanos da cidade de São Paulo, o Sindicato pôde entregar um ofício ao parlamentar requerendo a aposentadoria especial por categoria profissional por consequência dos inúmeros prejuízos causados aos trabalhadores, principalmente para os condutores de transportes coletivos que perderam tal garantia instituída na década de 1960.

Este requerimento foi elaborado pelo grupo multidisciplinar do departamento jurídico que buscou subsídios legais e técnicos para comprovar esta realidade. “A VCI não é privilégio de uma categoria apenas e sim, parte do contexto de milhares de trabalhadores em várias áreas do país”, explica Festino.

Juntamente com o documento foi entregue um anexo com o histórico dessas ações e estudos comprovando a necessidade de uma aposentadoria especial e adicional de insalubridade para motoristas e cobradores de ônibus urbano.

Segundo Paulo Paim, todo material entregue será enviado para a consultoria do Senado Federal para ser analisado tecnicamente, e com isso deverá ser montado um projeto final em conjunto com os trabalhadores para que posteriormente o parlamentar apresente o Projeto de Lei que venha atender tais reivindicações.

Deverá o senador realizar também uma audiência pública no Senado sobre a matéria para instruir ainda mais o PL.

DATA

21 agosto 2013

FONTE

NCST