SEST SENAT quer formar em dois anos 100 mil motoristas de caminhão

Para suprir o déficit de profissionais no mercado de trabalho do setor de transporte, o Sest Senat anunciou que está abrindo inscrições gratuitas para os primeiros 50 mil candidatos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Só podem se inscrever pessoas que se comprometam a ampliar os estudos para se tornar motorista de caminhão ou de ônibus. O órgão quer formar em dois anos um grupo de 100 mil motoristas de ônibus, caminhão e carreta que passarão por dois cursos; o primeiro para motorista de carros de passeio e depois um teórico de 16 horas e outro de 40 horas práticas.

Em Salvador o presidente da Federação das Empresas de Transportes da Bahia e Sergipe, Antônio Carlos Knittel, apresentou no Sest Senat de Simões filho aos empresários de dirigentes sindicais dos trabalhadores em transportes da Bahia e do Nordeste do país, um caminhão carreta para treinamento dos futuros motoristas. Os técnicos da unidade lançaram o Projeto “Primeira Habilitação para o Transporte – Projeto de Inserção Profissional de Jovens de Baixa Renda” cuja idéia principal é suprir a carência de profissionais atuantes no setor do transporte.

A ficha de pré-inscrição está disponível no site do Sest Senat, através do link www.sestsenat.org.br/Paginas/Lista_Noticias_Detalhe e poderá ser acessada de qualquer local que seja provido de rede de internet com ou sem fio ou através de dispositivos móveis. Após a chegada da ficha de pré-inscrição, será realizada uma triagem para conferir se os candidatos atendem os requisitos necessários para ingressar no projeto, por esse motivo, é importante que os campos de telefone e email sejam preenchidos com dados válidos, pois toda a comunicação será feita através destes canais.

Para a seleção dos jovens, o Sest Senat utilizará as suas unidades de atendimento, os sindicatos e empresas de transportes rodoviário de carga e de passageiros. O projeto prevê a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Para isso, o Sest Senat oferecerá cursos de formação específica para motoristas de ônibus e de caminhão, com carga horária de 160 horas. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração, integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas.

DATA

20 Março 2014

FONTE

Jornal dos transportes - Salvador/BA