Senado aprova criação do Prêmio Trânsito Seguro

O Plenário aprovou na quarta-feira (18) a instituição do Prêmio Trânsito Seguro — Gesto Redobrado para o Futuro, a ser conferido anualmente pelo Senado. A proposta (PRS 18/2022), do senador Fabiano Contarato (PT-ES), teve relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A premiação é destinada a educadores, escolas ou instituições que desenvolvam ações e atividades que estimulem a educação para o trânsito em escolas e universidades públicas ou privadas. O projeto agora seguirá para promulgação.

 

De acordo com o senador Paim, a educação para o trânsito é fundamental para a promoção da segurança viária. “Por sua vez imprescindível para a preservação da vida em nossas vias públicas”. Ele disse que a educação é um meio de formar cidadãos conscientes. Dessa forma, ensinando-lhes, além do comportamento esperado de cada ator do trânsito, o respeito pelo próximo, a cordialidade (mesmo diante da velocidade da vida moderna) e o senso de responsabilidade. Principalmente, dos maiores com relação aos menores e mais frágeis.

 

“O reconhecimento da educação para o trânsito como forma de promover mudanças sociais para prevenir sinistros é um passo na direção correta. Nada mais justo, portanto, do que homenagear e promover o trabalho dos homens e mulheres que militam por esta causa”, afirmou Paim, ao apresentar seu relatório no Plenário.

DATA

20 outubro 2023