Representantes da Nova Central e CNTTT participam de Encontro internacional

Os diretores Nacional da Nova Central, Nailton Francisco de Souza (Comunicação Social) e Luiz Antônio Festino (Assuntos de Trabalhistas) também representando a CNTTT, participaram do IV Encontro Internacional dos Trabalhadores Metroferroviários em Transportes Públicos nos dias 8,9, 10 e 11/4 em Santiago – Chile, que dentre os temas, discutiram a privatização e terceirização da mão de obra.

Na abertura solene do evento convocado pela Federação dos Sindicatos de Metrô de Santiago, feito no Salão Nobre do Congresso chileno, a ministra do Trabalho do Chile, Maria Eugênia, parabenizou os trabalhadores (as) pela iniciativa de buscar a unidade entre os profissionais metroviários, ferroviários e transportes terrestres latino-americanos.

O presidente da referida federação, Eugênio Valenzuela Arriagada, disse que no momento em que o sindicato dos metroviários completa 25 anos de fundação, realizar um Encontro Internacional com temas tão abrangentes, era motivo orgulho para os representantes dos trabalhadores (as) daquele país, principalmente, porque permitiria a socialização de experiências entre as delegações estrangeiras.

Luiz Festino compôs a mesa no segundo dia e, em sua apresentação, destacou os embates que a classe trabalhadora brasileira tem enfrentado, para garantir conquistas históricas ameaçadas com ajuste fiscal proposto do pelo Governo Federal via (as MPs 664 e 665) e Leis aprovadas recentemente no Congresso Nacional, dentre elas a 13.103/2015 (Lei dos Caminhoneiros) e a 4330 (sobre Terceirização).

A plateia ficou surpresa com a informação de que no Brasil, atualmente têm 12 milhões de funcionários (as) terceirizados, e que esta modalidade de contratação, os salários são 30% inferiores aos demais trabalhadores (as); as empresas não os qualificam e seus direitos trabalhistas são desrespeitados sistematicamente.

Disse que infelizmente no Brasil, se vive um momento preocupante. Os ataques aos direitos sociais e trabalhistas ganharam força na Câmara dos Deputados e Senado Federal. “Na eleição do ano passado a bancada dos trabalhadores foi reduzida e a dos patrões e setor conservador cresceram, neste momento a conjuntura política e econômica tem nos deixados emparedados”.

Com a finalidade de fortalecer a luta contra os ataques neoliberal aos direitos trabalhistas na América Latina, os participantes aprovaram uma coordenação geral das ações a serem desenvolvidas no setor. Eugênio ocupará o cargo até o próximo encontro que será realizado na Argentina. Além dos chilenos, estiveram presentes delegações do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Colômbia.

 

DATA

14 Abril 2015

FONTE

NCST