Recondução de Bernardo Figueiredo para ANTT é aprovada em comissão

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou, por 16 votos favoráveis e uma abstenção, a recondução do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para mais dois anos no comando do órgão. Agora, a matéria seguirá para Plenário, para decisão final.

Antes da votação, Figueiredo foi submetido a longa sabatina, especialmente por parte dos senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Roberto Requião (PMDB-PR). Ferraço apontou problemas em rodovias e ferrovias concedidas, inclusive quanto ao descumprimento dos investimentos previstos. Ele também questionou a validade do projeto do “Trem Bala”, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Já Requião, que já vinha criticando a recondução de Figueiredo desde o fim do ano passado, renovou denúncias que a seu ver desqualificam o indicado para o cargo, apontado, pelo senador, como defensor de interesses das concessionárias do setor férreo. O parlamentar pelo Paraná chegou a mencionar a outorga de novas concessões de linhas à ALL, a maior operadora do setor, logo após o indicado assumir o primeiro mandato à frente da ANTT.

Figueiredo negou que tenha sido o responsável pelas outorgas, salientando que as linhas foram adquiridas pela ALL antes de sua nomeação. Também negou que tenha atuado na modelagem da privatização do setor férreo no governo FHC e, em seguida, já no setor privado, na estruturação dessa empresa, embora tenha sido integrante de seu Conselho de Administração. Ele disse que se orgulhava do seu currículo.

O indicado, que recebeu elogios de integrantes da base, colocou-se à disposição para um debate qualificado sobre os transportes no país.

 

 

DATA

15 Fevereiro 2012

FONTE

Agência Senado