Protesto contra troca de plano deixa ônibus parados em Campinas (SP)

Motoristas e cobradores da empresa VB-3, responsável pela linha verde, em Campinas (SP), realizam uma paralisação, na manhã desta quinta-feira (8), para reivindicar uma mudança no convênio médico da empresa. Os funcionários estão concentrados em frente a garagem da empresa, no bairro Bonfim. Cerca de 160 mil pessoas circulam pela linha verde diariamente.

Os ônibus da linha verde circulam nas regiões dos distritos de Sousas e de Barão Geraldo. Também prestam serviço na região dos Amarais, Rodovia Campinas-Mogi e corredor Abolição. Não há previsão para o fim da paralisação.

Segundo a Polícia Militar, ao menos cem funcionários estão na garagem. Eles também chegaram a interromper por volta das 9h a passagem de veículos na Avenida Lix da Cunha e causa lentidão no trânsito na região. Policiais acompanham a movimentação e não há registro de confusão.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que está direcionando ônibus de outras empresas para circular nos principais itinerários da linha. A reportagem entrou em contato com o sindicato que representa a categoria, mas até a publicação da reportagem não obteve retorno.

Segundo a Empresa VB Transportes e Turismo Ltda, a reivindicação dos trabalhadores se refere à troca na operadora do plano de saúde. Antes, a categoria era atendida por um plano de saúde regional, que custava R$ 71 mensais. Esse valor era pago em parte pela empresa e a outra parte pelos funcionários. Agora, o plano de saúde é regional e custa R$ 79,99 por mês. Desse valor, 45% é descontado da folha de pagamento dos funcionários, que não aprovam o desconto.

Na manhã desta quinta-feira (8), 55 linhas da VB-3 foram afetadas, 283 ônibus deixaram de circular e 75 mil pessoas foram atingidas, de acordo com balanço da empresa.

DATA

8 agosto 2013

FONTE

G1