PM vai ao bar orientar motoristas (SP)

Motoristas que estiverem bebendo nos bares poderão ser abordados, a partir deste fim de semana, por policiais militares fardados, para conversar sobre os riscos de dirigir após beber e para receber orientações sobre “direção segura”. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações anunciado nesta terça-feira pelo governo do Estado durante a Semana Nacional de Trânsito.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Roberval Ferreira França, durante as abordagens, os policiais vão distribuir panfletos com orientações sobre respeito aos limites de velocidade, aos pedestres, sobre uso de celular enquanto o motorista dirige e, claro, sobre evitar beber antes de dirigir. Mas ele diz que essa é apenas uma das 14 ações que a PM vai adotar até o fim deste ano. “É um conjunto, que inclui propaganda na TV e no rádio”, explica.

Na capital, segundo o capitão Paulo Oliveira, do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), ainda está sendo definido se os policiais que abordarem motoristas nos bares vão levar o bafômetro. Entretanto, mesmo com o aparelho as ações terão caráter educativo. Oliveira afirma que as abordagens nos bares servem para alertar o cidadão sobre a presença de policiais na área.

As ações da PM foram anunciadas ontem em um seminário no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado. No evento, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional também divulgou uma agenda de ações – a secretaria é a atual gestora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ao todo, o investimento é de R$ 85 milhões.

Um dos destaques é a criação da Escola Pública de Trânsito, que nasce com orçamento de R$ 15 milhões para dar cursos online para motoristas. O curso não é obrigatório, mas a ideia, segundo o secretário de Planejamento, Julio Francisco Semeghini Neto, é que sejam criados incentivos para os motoristas aderirem ao programa – como, por exemplo, a possibilidade de não sofrer punição por infrações leves de trânsito. “Se você é voluntário, faz todos os cursos, assume um compromisso e, depois, se transforma em um bom motorista, você vai perdendo pontos.”

Para isso, entretanto, o secretário Semeghini disse que seria preciso uma regulamentação específica por parte do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – o que não tem nenhuma data prevista para acontecer. Os primeiros 3 mil alunos dos cursos serão funcionários do Detran, que terão aulas a partir do mês que vem.

Outra novidade anunciada pelo governo é a criação do Infocrim do Trânsito, um sistema que vai coletar informações de todos os acidentes de trânsito do Estado, com data, hora e local, e será usado para adoção de medidas que tornem as vias mais seguras.

 

DATA

19 setembro 2012

FONTE

Estadão