Paulinho da Força debate reforma sindical com dirigentes do FST e Confederações

Paulinho da Força debate reforma sindical com dirigentes do FST e Confederações.

O presidente da CNTTT – Jaime Bueno de Aguiar, juntamente com os demais representantes das Confederações filiadas ao Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), debateram, nesta quarta-feira (04.03.2020), com o Deputado Federal Paulinho da Força (Solidariedade – SP) e o Sr. Miguel Torres, presidente da Força Sindical, algumas das propostas de reforma sindical que estão em andamento no Congresso, mais especificamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 196 e o Projeto de Lei nº 5.552/19.


O Deputado Paulinho da Força expôs pontos conflitantes da PEC com o Projeto de Lei nº 5.552/19, contudo mostrou-se aberto ao diálogo para possível construção de uma proposta única. “Estamos fazendo o possível para salvar uma parte do sindicalismo, aqueles que trabalham. Por isso, eu vim aqui, pois precisamos reconstruir o movimento sindical”, disse Paulinho da Força.
Os dirigentes do FST, que apóiam o PL nº 5.552/19, fizeram questionamentos pontuais sobre a unicidade sindical, bem como sobre a relevância do sistema confederativo e o custeio sindical, já que a PEC nº 196, de autoria do Deputado Federal Marcelo Ramos (PL-AM), propõe nova redação ao artigo 8º da Constituição e altera a estrutura sindical.
As Confederações, por intermédio do FST, se posicionaram em defesa do PL nº 5.552, que prevê a regulamentação das regras para organização sindical, previstas no artigo 8° da Constituição, tendo em vista que o referido Projeto, subscrito pelo Deputado Federal Lincoln Portela (PL-MG), mantém o regime da unicidade e outras garantias constitucionais, o que, na avaliação dos presentes, consubstancia uma reforma mais justa e autônoma para o movimento.
Em decorrência da reunião, os dirigentes decidiram, por consenso, reforçar a divulgação do PL nº 5.552/19 para os parlamentares e para a sociedade em geral, assim como intensificar a discussão do PL na base das entidades.

DATA

6 Março 2020