Nova Central e CNTTT realizaram evento com 300 participantes

 

Clique aqui para acessar as palestras

O 1º Seminário Nacional dos Trabalhadores em Transportes, realizado de 18 a 20/8 em Luziânia – GO teve como objetivo apresentar propostas para os trabalhadores do transporte rodoviário, ferroviário, moto-frete/taxi e categorias diferenciadas. Os temas: Estrutura Sindical, Saúde e Segurança no Trabalho, Previdência Social, Aposentadoria Especial, Emprego e Trabalho Decente e Humanização do Trânsito e do Transporte no Brasil, contagiaram os participantes.

Na opinião do coordenador do evento, Secretário Nacional de Assuntos dos Transportes da Nova Central e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários – SP, Sr. José Alves do Couto Filho (Toré), o apoio do presidente Nacional da Nova Central, Sr. José Calixto Ramos e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestre (CNTTT), Sr. Omar José Gomes, garantiu e corou com êxito o seminário.

“Com a onda desordenada de greves no setor de transportes, que só este ano atingiram 47 cidades e 28 entidades sindicais, com ou sem o apoio dos dirigentes, fez acender a luz de alerta de que alguma coisa estranha aconteceu para motivá-las. Eles ganharam força após as manifestações do ano passado, que inicialmente reivindicavam a redução da tarifa do transporte público e que acabaram incorporando outras reivindicações da sociedade, só que incorporou idéias de repúdio aos representantes partidários, políticos e sindicais”.

Extremamente satisfeito, o Sr. Calixto Ramos garantiu que outros seminários acontecerão com o mesmo propósito. Ao final, assinou uma Moção de Repúdio que será enviada ao ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que no dia 14/8 publicou uma Portaria 1.297/2014 que altera os limites de tolerância para Insalubridade à exposição ao Agente Físico: Vibração de Corpo Inteiro, dos 0,63 m/s² para 1,1 m/s².

“Não bastasse esta infeliz decisão que coloca em risco a saúde de milhões de trabalhadores (as) que são diariamente prejudicados, teremos pela frente outra batalha, que é convencer os nobres deputados a aceitarem nossas reivindicações que constam na Lei 12.619/12 que regulamentou a Profissão de Motorista, mas que correm grandes riscos de serem alteradas em um novo Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados”, afirmou Sr. Calixto.

Sr. Omar, disse que o trabalho da CNTTT, desde sua fundação, é o reflexo do seu “comprometimento” com a categoria. “Visamos sempre alcançarmos um transporte de qualidade, e uma vida melhor e mais digna a cada um dos trabalhadores em transportes terrestre do Brasil. Este seminário é mais uma ação que trilha neste caminho”.

Marcaram presença no 1º Seminário Nacional de Transportes, 300 sindicalistas de 8 Federações do Ramo de Transportes, 21 presidentes Estaduais da Nova Central, representantes de 10 Sindicatos de Moto-Táxi/Moto-Frete e 2 de Ferroviários.

 

DATA

22 agosto 2014

FONTE

NCST