Nova Central e CNTTT participam de Audiência com Ministro da Previdência

Representantes da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres – CNTTT se reuniram nesta quarta-feira (28/09) com o Ministro da Previdência Social – Garibaldi Alves Filho, no intuito de demonstrar as preocupações com as licitações dos serviços de transporte interestadual de passageiros.

Participaram da audiência agendada pelo Deputado Jilmar Tatto (PT/SP), José Calixto Ramos – Presidente da NCST, Omar José Gomes – Presidente da CNTTT e Vice-Presidente da NCST, Luiz Antonio Festino – Diretor de Assuntos Trabalhistas de Segurança e Saúde dos Trabalhadores da NCST e Coordenador do GT da CNTTT, José Alves (Toré) Secretário do Plano Nacional de Transporte da NCST, Geraldinho da Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado São Paulo e Wagner Barbosa da CNTTT.

As preocupações registradas pela Confederação e Nova Central é com as condições de trabalho dos trabalhadores do sistema rodoviário de passageiros, garantia de emprego do quadro de funcionários, controle de encargos trabalhistas e formação profissional. Os argumentos dos técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ,gira em torno de estudos sobre a viabilidade de reduzir custos garantindo a qualidade dos serviços.

O principal ponto em questão, tratado com o Ministro da Previdência, foi sobre os trabalhadores afastados por problemas de saúde e os que estão próximos da aposentadoria.

Este projeto da ANTT considera a redução drástica de 50% da frota de ônibus em circulação. O fato é que haverá uma diminuição do número de postos de trabalho e as demissões em massa no segmento é uma possibilidade real, avalia Festino.

Na ocasião o Ministro da Previdência se comprometeu em agendar uma reunião conjunta, entre o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério da Previdência Social, a ANTT e a Nova Central Sindical e CNTTT para aprofundar as discussões.

 

 

DATA

30 setembro 2011

FONTE

Assessoria de Imprensa - NCST