NCST participa da 7° Reunião do Fórum Nacional Sindical de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador

O Conselho Nacional de Saúde – CNS realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília-DF, a 7° Reunião do Fórum Nacional Sindical de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador. Evento reuniu especialistas em saúde mental; exposições ocupacionais a agentes cancerígenos; distúrbios de voz e demais endemias com incidências recorrentes no ambiente laboral.  Aníbal Machado  e Luiz Antônio Festino representaram  a Nova Central no encontro.

Na ocasião, os integrantes do conselho foram apresentados ao Carex Brasil, ou CARcinogen EXposure. Sistema internacional de informação sobre exposições ocupacionais a agentes cancerígenos e sua prevalência nos ambientes de trabalho.

Presente também nos países do Cone Sul, o modelo mais desenvolvido no momento é o do Canadá, que incorporou a maior parte dos aspectos das experiências e dissemina informações sobre exposição a riscos por meio de um aplicativo na web. Conheça o CAREX Canadá.

Na América do Sul, o CAREX é visto como um modelo para ações de vigilância a substâncias carcinogênicas.

Para o representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e Coordenador Adjunto da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalho (CIST), Aníbal Machado (saiba mais), avaliou como relevante e positiva a reunião frente ao aumento da incidência de graves doenças no ambiente laboral. “Estamos diante de um cenário onde a exposição a diversos tipos de endemias tornam-se cada dia mais frequentes. A precarização das relações de trabalho frente um período de recessão, com recorrentes cortes de investimentos estatais em áreas sensíveis ao bem estar social, nos apresenta enormes desafios que, diante das circunstâncias, irão exigir alternativas criativas para supera-los. Reuniões como esta tem a missão de buscar caminhos que apresentem soluções viáveis à realidade nacional. O bom diagnóstico dos nossos problemas é fundamental para apontar os melhores caminhos para promover a saúde do trabalhador brasileiro”, avaliou.

A próxima reunião está programada para os dias 12 e 13 de dezembro.

DATA

26 setembro 2017

FONTE

NCST