Movimentador debaterá lei com categorias conflitantes

As sete federações estaduais dos movimentadores de mercadorias procurarão as confederações nacionais dos trabalhadores no comércio, indústria e transporte rodoviário.

A finalidade será o debate sobre o artigo 2º da Lei 12023, que reconhece a profissão dos movimentadores e foi assinada em 2009 pelo presidente Lula.

A decisão de debater o tema com os comerciários, industriários e rodoviários foi tomada nesta terça-feira, em Santos, pelos representantes das federações dos movimentadores.

Desde que a lei foi promulgada, os movimentadores, também conhecidos por arrumadores e, no passado, por ensacadores, vêm enfrentando problemas com as três categorias.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e dos Arrumadores de Santos e Região, Francisco Erivan Pereira, explica a proposta.

“Queremos a interpretação da lei não apenas por nós, mas por toda a sociedade e, principalmente, pelos sindicatos representativos de trabalhadores atingidos pela legislação”.

Segundo ele, já houve conversas positivas com a confederação nacional dos trabalhadores na indústria da alimentação e com a federação nacional dos portuários.

“Com elas, sanamos as divergências. E esperamos fazer o mesmo com os três setores que procuraremos nos próximos dias”, pondera o sindicalista.

Erivan explica que, por serem profissionais diferenciados por lei, os movimentadores não podem se submeter às categorias preponderantes dos setores onde eles trabalham.

“Mas também não queremos representar as categorias que não são as nossas nem ocupar mercado de trabalho alheio. Por isso a importância do debate”.

Representando 3 milhões de trabalhadores, participaram da reunião dirigentes dos movimentadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.


DATA

24 Maio 2012

FONTE

Paulo Passos - SINTRAMMAR