Motoristas profissionais são alvo de campanha do governo

O Ministério das Cidades lançou ontem uma campanha com foco nos motoristas profissionais (condutores de caminhões, ônibus, vans, táxis e autônomos) com o objetivo de reduzir os acidentes nas estradas brasileiras. A ação faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, lançado em 2011 pela pasta, e foca abusos cometidos pelos motoristas, como o consumo de bebida alcoólica e drogas.

De acordo com dados do ministério, os caminhões representam 3,1% do total da frota nacional (77,8 milhões de veículos), mas estão envolvidos em 21% dos acidentes com mortes. Em 2010, 42.844 pessoas morreram vítimas de acidentes no trânsito, afirmou o ministério. “É um percentual expressivo que temos hoje”, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades). Segundo números da indústria, a venda dos caminhões nos primeiros quatro meses deste ano cresceu quase 32% em comparação ao mesmo período de 2012. Até abril, foram 34 mil novos caminhões em circulação.

LEI SECA

A campanha, cujo slogan é “Motorista, álcool e drogas podem fazer de sua viagem um caminho sem volta”, tem participação da cantora Paula Fernandes e inclui propagandas em rádio e televisão, jornais impressos, outdoors, redes sociais e cartazes.

O ministro elogiou o impacto da Lei Seca na redução do número de mortes no trânsito. “Não é simplesmente discutir mudança da legislação, mas discussão de uma mudança de raciocínio”, disse o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), presidente da Frente Parlamentar em defesa do trânsito seguro.

 

DATA

7 junho 2013

FONTE

FolhaPRESS