Motoristas e cobradores de Ponta Grossa, no PR, entram em greve

Trabalhadores reivindicam aumento salarial de 13% e auxílio refeição.

Cerca de 100 mil passageiros que usam o sistema serão afetados.

Os motoristas e cobradores de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, entraram em greve desde às 2h desta quarta-feira (30). Segundo o presidente do Sindicato de Transporte de Passageiros, Noel Machado, cerca de 85% dos trabalhadores aderiram à paralisação. Eles reivindicam aumento salarial de 13% e auxílio alimentação mensal de R$250.

Ainda, segundo Noel, a última proposta apresentada pela Viação Campos Gerais (VCG), concessionária responsável pelo transporte da cidade, foi de 5%. Por isso, o indicativo de greve já havia sido aprovado pela categoria na última sexta-feira (25).

De acordo com a VCG, a greve deverá prejudicar cerca de 100 mil passageiros que usam o sistema de transporte coletivo diariamente. A empresa informou que buscará judicialmente a declaração de ilegalidade da paralisação, uma vez que as negociações não foram esgotadas. A Prefeitura Muncipal de Ponta Grossa, órgão gestor do sistema e o Conselho Municipal de Transportes (CMTU) foram incluídos nas negociações.

A empresa já havia protocolado um documento na terça-feira que exigia que ao menos 80% da frota operasse no horário de pico e 60% no horário de entre-pico. A exigência não foi cumprida e 100% dos veículos não estavam operando na manhã desta quarta.

 

DATA

30 Maio 2012

FONTE

FETROPAR