Motoristas de ônibus param na Grande SP contra reforma da Previdência

SÃO PAULO – Motoristas de ônibus de Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos, na Grande São Paulo, fizeram paralisação na manhã desta segunda-feira em protesto contra a reforma da Previdência. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores da capital paulista prometem participar de uma manifestação na Avenida Paulista, região central, às 16h, embora não falem em greve. Houve protesto durante a manhã também no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

Em Santo André, os ônibus voltaram a circular de forma gradativa a partir das 8h, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do governo do estado. Os motoristas tiraram os veículos da garagem e fizeram filas em algumas das principais avenidas da cidade. O terminal de trólebus ficou fechado ao longo da manhã.

Na cidade vizinha de São Bernardo do Campo, a maior paralisação ocorreu no Terminal Intermunicipal, o principal do município, e envolveu os motoristas de trólebus. A empresa responsável pelo serviço, colocou veículos à diesel para substituiir as rotas que ficaram sem coletivos.

Já em Guarulhos, deixaram de circular 85 linhas intermunicipais. Também de acordo com a EMTU, depois de não circular no início da manhã, alguns ônibus intermunicipais passaram a rodar por volta das 6h30.

O protesto no Aeroporto de Congonhas não atrapalhou o movimento dos pousos e decolagens. Trabalhadores filiados à CTB carregavam cartazes contra a iniciativa do governo de Michel Temer de promover mudanças na aposentadoria. O grupo tocava instrumentos de percussão e cantava músicas contra Temer e a reforma.

Já no Rio, as principais agências bancárias do Centro da cidade, tanto de instituições públicas quanto particulares, estão paralisadas até o meio dia. De acordo com o Sindicato dos bancários do Rio de Janeiro (BancáRio), os funcionários estão em estado de greve, aprovado por assembleia na última quinta-feira. Caso a reforma da Previdência entre em pauta, eles entram em greve.

 

DATA

19 Fevereiro 2018

FONTE

Globo