FST participa de reunião com ministro do Trabalho

O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST, entidade que coordena as Confederações Nacionais, participou de reunião nesta terça-feira (24), na sede da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, com o ministro do Trabalho em exercício, Ronaldo Nogueira.

Com expressiva participação dos dirigentes confederativos, que apresentaram suas reivindicações classistas, o encontrou foi marcado pelo compromisso do ministro em NÃO TRAIR A CLASSE TRABALHADORA. “O Ministério do Trabalho (MT) não vai surpreender o trabalhador. O trabalhador será protagonista do meu trabalho”, afirmou Nogueira, que está se mostrando aberto a dialogar com o movimento sindical.

Dentro dessa proposta de trabalho, o ministro afirmou que irá submeter às entidades sindicais as mudanças na legislação trabalhista brasileira. Com a abertura de diálogo, o coordenador nacional do FST, Lourenço Prado, afirmou que levará as reivindicações das Confederações num próximo encontro, dentre elas: a reestruturação da Secretaria de Relações do Trabalho; o custeio das entidades; o fortalecimento do Não à terceirização; inadmissibilidade do Negociado sobre o Legislado, e pauta subsequente.  O encontro desta terça fez parte de uma agenda de aproximação do MT aos sindicalistas.

Vale ressaltar que Nogueira mencionou sua posição contrária ao projeto de lei da terceirização e a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir as reivindicações dos trabalhadores. Para observância da preservação dos direitos trabalhistas dentro do MT, o FST vai compor uma comissão que irá atuar no GT.

“Essa aproximação com o MT é muito importante para as Confederações. Estamos preocupados com o rumo da pauta trabalhista no Congresso Nacional. E o FST é uma forma que o movimento sindical tem de atuar dentro do poder público ”, afirmou Prado.

DATA

25 Maio 2016

FONTE

FST