Fórum Estadual em Defesa da Lei do Descanso é lançado no Paraná

O evento foi realizado no dia 13 de fevereiro no auditório do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba

A Fetropar recebeu os integrantes do FNDL em Curitiba para o lançamento estadual do Fórum. Na quinta-feira (13), estiveram reunidos os representantes de todas as entidades que aderiram ao FNDL no auditório do Centro Politécnico da UFPR para prestigiar o evento.

Autoridades como o presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedrozo dos Santos, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira; o representante da UFPR, professor Wiliam Alves Barbosa, o inspetor Guilherme Guimarães Ferreira, da Polícia Rodoviária Federal, e o vereador Cacá Pereira, também estiveram presentes para prestigiar o evento.

O presidente da Fetropar abriu o evento e afirmou que “estes eventos do Fórum servem para debate, troca de experiências e para definição de novas estratégias para que a Lei do Descanso seja finalmente cumprida e os trabalhadores respeitados“.

O desembargador Altino Pedrozo ressaltou a importância de fóruns como este para os trabalhadores. “São movimentos assim, que reúnem entidades defensoras de uma categoria que fazem com que leis como esta sejam efetivadas“ afirma o presidente do TRT – PR. Para o desembargador a Lei do Descanso deve ser cumprida na sua integridade “pois não defende somente direitos dos motoristas profissionais mas sim toda a sociedade que trafega pelas rodovias do país“ conclui.

Para o procurador do trabalho Gláucio Araújo, que participa da luta pela Lei do Descanso há tempo junto com a Fetropar, “a atuação do MPT está se aperfeiçoando para fazer com que as empresas cumpram a Lei na íntegra“ e para isso precisa da ajuda dos sindicatos que convivem com o problema de perto. “Procurem o Ministério Público do Trabalho para denunciar empresas que descumprem a lei, isso facilita a identificação pelo MPT de empresas que não estão respeitando os direitos dos trabalhadores“ explica Gláucio.

FNDL

O Fórum Nacional em Defesa da Lei do Descanso foi lançado nacionalmente em São Paulo no dia 06 de dezembro de 2013 com o objetivo de defender a Lei 12.619⁄2012 e lutar por sua aplicação imediata.

DATA

18 Fevereiro 2014

FONTE

FETROPAR