Dr. Sandro Lunard articula participação dos trabalhadores em transportes brasileiros no Parlasul/Mercosul

No dia 22 de junho o assessor jurídico da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Fetropar) e professor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Sandro Lunard, reuniu-se com a assessoria do Parlasul/Mercosul para discutir formas de estreitar a relação entre os trabalhadores em transportes brasileiros com a organização.

Durante a reunião com Raffael, do Parlasul, ressaltou-se a importância da participação dos trabalhadores em transportes terrestres do Brasil no Sub-grupo 5 (Transporte) que funciona como órgão de apoio ao Grupo do Mercado Comum do Mercosul, tendo como missão a superação das assimetrias legislativas e logístico-operacionais do funcionamento da atividade de transportes no âmbito do Mercosul.

Falou-se da necessidade de criação da Frente Parlamentar pelo Trabalho Decente no âmbito do Parlasul. Discutiu-se também a oportunidade de realizar uma oficina na sede do Mercosul durante a atividade de “Relações de Trabalho & Direitos Fundamentais: Jornadas brasileira-uruguaias de Direito Sindical e de integração político-sindical dos trabalhadores em transportes terrestres, em Montevideo – Uruguai, nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2011”, contando com apoio do Instituto Friedrich Eibert.

O que é o Parlasul

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) é o órgão democrático de representação civil da pluralidade ideológica e política dos povos dos países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (este último se encontra em processo de adesão). Criado legalmente em 9 de dezembro de 2005, sua primeira sessão foi realizada em 7 de maio de 2007.

Localizado em Montevidéu, no Uruguai, a câmara legislativa é integrada por 90 deputados, 18 de cada país-membro.

DATA

21 julho 2011

FONTE

FETROPAR - Instituto São Cristóvão