CNTTT envia representante no XXI Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

O Congresso Mundial aconteceu de 3 a 6 de setembro de 2017, em Cingapura, com o propósito de oferecer uma plataforma de intercâmbio de informações e pontos de vista de peritos em segurança e saúde no trabalho, representantes das empresas e dos trabalhadores (parceiros sociais), autoridades públicas e qualquer outra pessoa ativa no domínio da segurança e saúde.

Dr. José Juscelino de Medeiros, representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestre (CNTTT), filiada à Nova Central, e elogiou o presidente da instituição, Omar José Gomes por sua preocupação com um tema tão relevante para os trabalhadores e por tê-lo indicado e patrocinado sua viagem.

“Agradeço imensamente o Sr. Omar pela oportunidade que me foi dada. Achei fantástico o nível de organização do evento e a preocupação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Associação Internacional de Segurança Social (ISSA), com o que o trabalhador tem de mais precioso que é sua saúde, integridade física e psicológica”, comentou. Juscelino estranhou a pequena participação da delegação brasileira, presente com apenas 20 pessoas.

“Com uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia. Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social apontou que em 2015 ocorreram 612,6 mil acidentes, dentre os quais 2.500 foram ocorrências de morte. Com estes dados alarmantes, teria que se preocupar mais com esta questão”, criticou.

No entanto, ressaltou que o encontro forneceu informações valiosas para que políticos, empregadores, sindicatos e especialistas e profissionais em Saúde e Segurança no Trabalho, de todo o mundo, possam “através da conscientização”, promover iniciativas significativas que possam “salvar vidas, diminuir as mutilações e o sofrimento de muitas pessoas”, complementou.

DATA

11 setembro 2017

FONTE

NCST