CNTTT E NCST, APRESENTAM PROPOSTA PARA O EXAME TOXICOLÓGICO DOS MOTORISTAS PROFISSIONAIS

No dia 22 de maio de 2018, teremos a oportunidade de apresentar na 98ª Reunião Ordinária da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CISTT, do Conselho Nacional de Saúde, porque somos contra o exame toxicológico para motoristas profissionais do modo que foi implantado e está sendo realizado conforme determinado pela Lei 13.103/15 e regulamentado através de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

A princípio não somos contra qualquer avaliação das condições físicas dos motoristas para condução de veículos profissionalmente, mas contra as contradições apresentadas para implantação execução do exame.

Entendemos que somente o exame toxicológico não basta, para resolver os graves problemas que acarretam o trânsito em vias urbanas ou rodovias, porém não podemos aceitar que o consumo de drogas está restrito somente aos profissionais do volante.

Exames determinados de uma forma genérica com base somente nas CONSEQUÊNCIAS devido ao consumo de substâncias psicoativas e nunca com base nas CAUSAS para esse consumo, como: Demandas relativas à jornada e horas de trabalho, psicológica, física, entorno e relativas a interação com outros, além dos altos custos, em média R$300,00, com o total para renovação da habilitação podendo chegar a R$ 800,00.

Na reunião a CNTTT e NCST, estará dividindo a mesa com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

 

Luis Antonio Festino,

Diretor de Assuntos Trabalhistas da NCST e,

Consultor da CNTTT

DATA

18 Maio 2018

FONTE

Luis Antonio Festino, Diretor de Assuntos Trabalhistas da NCST e, Consultor da CNTTT Luis Antonio Festino, Diretor de Assuntos Trabalhistas da NCST e, Consultor da CNTTT