Blitz para diagnosticar transporte rodoviário chega à rodovia Regis Bittencourt (BR116)

A blitz do transporte rodoviário que vem diagnosticando a situação dos trabalhadores em transporte de cargas nas estradas chegou nesta quinta (21) à sua terceira edição, desta vez na saída de Curitiba para São Paulo na Rodovia Régis Bittencourt (BR 116).

A iniciativa ocorre em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a ANTT, e tem o objetivo de elaborar um diagnóstico da situação dos trabalhadores nas estradas.

Representante da Federação e também do Sintramotos, Cacá Pereira comemora a iniciativa “se as autoridades tinham alguma dúvida do que os dirigentes sindicais do Paraná e do Brasil vem dizendo há anos sobre a situação de jornada e o trabalho nas estradas, este momento é importante pois estamos respaldados por um importante órgão público com credibilidade, que é o MPT”.

Em cada etapa vinte motoristas responderam ao questionário elaborado com perguntas sobre a situação do trabalho, tipo de carga que transporta, tempo de direção, intervalo entre jornadas, tempo de descanso, segurança nas estradas, estrutura para repouso, se há utilização de substâncias químicas para suportar as longas jornadas, entre outras questões.

Além de possibilitar um diagnóstico da diversidade do motorista em transporte de cargas, o trabalho tem objetivo de buscar o respeito às normas trabalhistas, principalmente o ambiente de trabalho, segundo o procurador do trabalho do MPT/PR, Dr. Gláucio Araujo de Oliveira. “Todos sabem que a jornada de trabalho do motorista de transporte rodoviário é excessiva e tem causado acidentes, doenças de trabalho e outros problemas”, diz ele.

Cacá ressalta a importância deste trabalho para o cotidiano sindical “é importante estarmos sempre em contato com quem está nas estradas pois ajuda na hora dos sindicatos formularem suas políticas aos associados, fazerem suas negociações e outras atividades”.

Além da coleta de informações, os diretores da Fetropar presentes aproveitaram a situação para distribuir aos motoristas um Boletim Informativo com dicas sobre como cobrar o pagamento de horas extras e informando aos motoristas sobre os problemas do excesso de jornada, prejuízos causados pela ingestão de rebite, condições de trabalho precárias e direitos.

 

 

DATA

22 julho 2011

FONTE

Fetropar | Instituto São Cristóvão