Após inúmeras denúncias do Sitracarp, pátio do pool de Araucária será reformado

O caos no pátio do pool de Araucária foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho pelo Sintracarp em fevereiro deste ano, porém, os problemas enfrentados pelos trabalhadores que passam pelo pool existem há anos.

Nesta quarta-feira (27), estiveram reunidos em audiência no Ministério Público do Trabalho,os representantes das distribuidoras Petrobrás, Raizen e Ipiranga, o Sintracarp e o representante da Polícia Rodoviária Federal.

O Procurador Gláucio Araújo esclareceu aos representantes do pool a necessidade de se estabelecer um cronograma para a implantação do projeto de reforma do pátio de estacionamento dos caminhões, instalações sanitárias, instalação de câmeras de segurança e demais melhorias. O sistema de agendamento de cargas e descarga será revisto e até março de 2015 o motorista terá seu horário agendado previamente para carregar ou descarregar produtos. O recebimento de produtos no pool será mais rápido pela construção de novas baias para descarga, o que aumentará em 100% a quantidade de produtos recebidos. Somente assim, os motoristas deixarão de enfrentar filas que chegam a durar dias.

Os representantes do pool concordaram em apresentar a proposta de reforma em um prazo razoável. Foi esclarecido ainda, pelo representante da Raizen, que as obras serão finalizadas em março de 2015.

O Procurador estabeleceu um prazo de 30 dias para a apresentação de um projeto prévio das providências que serão tomadas.

O Sintracarp acompanhará todas as fases do projeto a ser elaborado com o intuito de aperfeiçoar as medidas que serão tomadas.

Para o diretor do Sintracarp, Lourival Vieira, esta foi um grande vitória para os trabalhadores. “Era inadmissível as condições em que os trabalhadores eram obrigados a ficar no período em que passavam pelo pool. Banheiros sem água, poeira, falta de segurança e desorganização. Nem mesmo uma refeição decente eles podiam comprar pois não há no pool um lugar que venda. Agora, com a reforma, os trabalhadores ficarão menos tempo no pool e o tempo que ficarem terão condições dignas para descansar, se alimentar e fazer a sua higiene“, explica Lourival.

Confira a matéria da denúncia feita em fevereiro: 

Sintracarp denuncia caos no pátio da Repar em Araucária

DATA

29 agosto 2014

FONTE

FETROPAR