Após decisão judicial, metrô deve funcionar normalmente em Belo Horizonte

Passageiros do metrô encontraram as estações abertas e trens funcionando normalmente na manhã desta terça (15), segundo dia de greve dos metroviários. As viagens, entretanto, serão realizadas apenas nos horários de pico – de 5h30 às 8h30 e de 17 h às 19h30. Todas as estações ficarão fechadas no restante do dia.

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) resolveu acatar a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que obriga as estações a funcionarem em sua capacidade habitual nos horários de pico – o que representa 30% da  escala.

Não há registro de tumultos nas estações. Os pontos de ônibus localizados próximos às estações também não apresentam concentração anormal de passageiros, como pode ser notado no primeiro dia de greve.

Caso a decisão liminar seja descumprida, o Sindimetro-MG seria multado em R$ 30 mil por dia. O movimento dos metroviários deve durar pelo menos até a próxima segunda-feira (21), data em que foi marcada uma reunião de conciliação no TRT, entre a categoria e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A autarquia federal não apresentou contraproposta à categoria e só deve se pronunciar na reunião da próxima semana.  O sindicato prevê a realização de nova assembleia com a categoria durante a tarde.

Os trabalhadores reivindiam reajuste de 5,74%, acesso a plano de saúde integral, participação nos lucros e resultados (PLR) e adicional noturno de 50%. A CBTU não ofereceu reajuste – 0%.

 

DATA

15 Maio 2012

FONTE

O tempo online