A Hora é essa

Estamos vivendo um novo começo de ano, quando nossa vista não vislumbra boas perspectivas para motoristas, caminhoneiros e trabalhadores em transporte rodoviário no país. Vemos que certos parlamentares nos ameaçam com o propósito de modificar a Lei do Descanso aprovada depois de 40 anos nas gavetas dos congressistas. Observamos que eles têm força porque depois de quase dois anos de aprovada e sancionada, a Lei não foi regulamentada e o governo nada fez para coloca-la em execução.

Paira também sobre nós, a ameaça de desemprego com a instalação do Propass, pelo qual o governo vai levar a pregão público 1.967 linhas de ônibus que serão agrupadas em lotes, reduzindo de 253 para 60 o numero de empresas, diminuindo de 12 mil para 6.132 ônibus. Partindo da Bahia, ficarão apenas 20 linhas. Especialistas estão prevendo o fechamento de garagens e demissão de grande número de trabalhadores rodoviários no país.

Tenho insistido com nosso companheiro que a correlação de forças nas duas casas legislativas – Câmara e Senado – é bastante desigual para os trabalhadores e deriva, sobretudo, do fato de o movimento sindical não estar conseguindo intervir nos processos eleitorais de modo a ter candidatos que galvanizem o debate do mundo do trabalho. Mas nem tudo está perdido. Estamos entrando num ano eleitoral. Hora de votarmos unidos em candidatos comprometidos com nossa causa.

O que observamos é que em cada legislatura no Congresso, a bancada empresarial fica mais robusta e ousada e a bancada sindical, a despeito de seu crescimento na atual legislatura, vem perdendo terreno para o setor empresarial. O patronato tem sido ativo na ofensiva para reduzir custos do trabalho – diretos e indiretos – tanto no Legislativo com a apresentação de projetos e 101 medidas para flexibilizar direitos, quanto no Executivo, com a desoneração da folha.

Assim entendo que é hora de nós, dirigentes sindicais rodoviários ou não, participarmos ativamente do processo, chamando a atenção dos nossos companheiros trabalhadores para a necessidade de cada um de nós votarmos com sabedoria colocando tanto no Senado quanto na Câmara Federal, candidatos que nos apoiam além de votar em pessoas do nosso grupo, do grupo de trabalhadores que tenham a ficha limpa.

 

*Braulino Sena Leite é presidente da FITTRN (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Nordeste) e vice-presidente da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres)

 

DATA

20 Janeiro 2014

FONTE

Jornal dos Transportes - Salvador - Bahia - nº 262