2,5 milhões de usuários de ônibus em SP poderão carregar Bilhete Único por celular

Passageiros que usam ônibus, trem e Metrô com Bilhete Único em São Paulo já podem a partir desta semana carregar o cartão por meio de aplicativo de celular do Banco do Brasil. Segundo a instituição financeira, o banco passa a ser o único a fornecer essa funcionalidade até o momento aos clientes.
Após aquisição, os créditos devem ser ativados em validadores do sistema de transportes, inclusive nas catracas dentro dos ônibus. As redes de terminais de autoatendimento do Banco do Brasil que somam em torno de 42 mil unidades já prestam esse serviço. De acordo com cálculos do Banco do Brasil, em torno de 2,5 milhões de usuários podem ser beneficiados.

“Essa inovadora solução foca a melhoria da experiência dos clientes, usabilidade e eficiência. Tudo bastante afinado com a preocupação da São Paulo Transportes (SPTrans), empresa que administra e fiscaliza o transporte da cidade. E o Banco do Brasil segue determinado a desenvolver soluções que auxiliem na busca da maior eficiência para o Setor Público”, explica, em nota, o Vice-Presidente de Governo do BB, Júlio Cezar Alves de Oliveira.

O presidente Estadual da Nova Central – SP, Luiz Gonçalves (Luizinho), analisa que esta nova tecnologia traz enormes preocupações para os cobradores de ônibus, que se sentem ameaçados com seus postos de trabalho. “Quando inovaram os caixas eletrônicos nas agências bancárias, a população em geral aprovou, mas por trás dela veio o desemprego de milhares de bancários. Temo que isso possa acontecer com nossos companheiros (as)”, afirmou Gonçalves.

De acordo com ele, hoje o que garante minimamente o trabalho destes profissionais é a Lei 13.207/01, do ex-vereador Alcides Amazonas (PCdoB) que tem como objetivo de oferecer mais segurança aos usuários – na medida em que os motoristas não terão de cumprir dupla função – e garantir a manutenção de um funcionário fundamental para o bom funcionamento do sistema.

“Não podemos esquecer jamais que esta é uma conquista histórica para a nossa categoria. O cobrador não é mero passador de troco, mas um agente social que ajuda tanto o usuário quanto o motorista, sendo extremamente importante para o bom funcionamento do sistema”, complementa Luizinho, que é motorista de ônibus aposentado.

Atualmente, 94% dos embarques realizados nos ônibus são pagos com Bilhete Único de todas as modalidades. O sistema municipal de transportes, em SP, tem uma frota de 14.736 ônibus que operam em 1.390 linhas, incluindo 151 trajetos do serviço Noturno. Cerca de 10 milhões de embarques são realizados diariamente nos ônibus municipais.

 

DATA

27 setembro 2016

FONTE

NCST